segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cultura aqui, cultura acolá, cultura por todo lugar

A 7º edição da Virada Cultural, em suas 24 horas de programação, contou com mais de mil atrações.

Nesse final de semana (16 e 17 de abril) ocorreu a 7º edição da Virada Cultural. Realizado pela Secretaria Municipal de São Paulo em Parceria com o SESC e a Secretaria de Estado da Cultura, o evento contou com mais de mil atrações nacionais e internacionais, e segundo divulgação da organização o público foi de 4,5 milhões, batendo o recorde do ano passado que era de 4 milhões.

A grande novidade desta edição esteve no Viaduto do Chá, onde foi montado o palco de apresentações de Stand Up Comedy, que contou com apresentações de Rafinha Bastos, Danilo Gentili, Marcelo Mansfield, Marcos Veras, entre outros.

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) afirma ter atendido apenas 29 ocorrências, mas muitas pessoas se queixaram de furtos e brigas. A estudante de psicologia, Viviane Santos foi ao show Beatles 4ever e declara: "Foi muito bom reunir os amigos e ver o show dos Beatles, a única coisa chata é que do grupo de dez pessoas, quatro foram furtadas. Em um momento de descontração, no período de uma hora, três celulares e uma carteira foram furtadas. Acho que o número de furtos foi muito maior do que o divulgado pela GCM".

Já o jornalista Fábio Serrato esteve no show da Rita Lee, que abriu a 7º Virada Cultural e afirma: “Estive na Virada Cultural por cerca de uma hora, no show de abertura. Nesse tempo percebi um evento organizado e seguro - a presença de policiais passava a sensação de que tudo estava sob controle. Porém, os policiais não conseguiram impedir a venda de cerveja nem o alto consumo de maconha. É o grande problema da fiscalização no país”. Apesar do público afirmar que não era difícil encontrar ambulantes circulando com bebidas em sacolas e bolsas, a organização do evento afirma ter aprendido cerca de 28 toneladas de bebidas alcoólicas.

O estudante de jornalismo, Danilo Karasek aponta um lado positivo do evento: "Já tive a oportunidade de acompanhar outras duas edições da Virada Cultural. Esse ano se destacou por ter muito mais diversidade nas apresentações". Mas também ressalta um ponto que poderia melhorar: "Uma coisa que deixou há desejar esse ano foi à preparação de profissionais que conhecessem o local onde estavam, quando íamos perguntar sobre onde ficava determinada rua, os policiais, que estavam trabalhando próximo ao local, não sabiam como chegar e falavam para olharmos no mapa, pois não conheciam o local. Um pequeno passeio mostrando para os policiais pontos estratégicos teria um resultado muito melhor".

O povo reclama que teatro, shows musicais e outras atrações são muito caras, e eu concordo, por outro lado podemos notar que a falta de interesse da população pela cultura não é somente por uma questão de custos. Muitos amigos deixaram de aproveitar a oportunidade de ir ao cinema, teatro, ver um show, apresentação de stand up, dança, etc alegando diversos outros motivos. Uma justificativa aceitável é o medo de assaltos, por outro lado, estamos sujeitos a isso em qualquer ambiente. Baladas, micaretas, ou qualquer local com aglomerações de pessoas infelizmente nos tornam vítimas de um possível assalto, agressão ou injustiça parecida. Mas essa justificativa ainda não me parece boa o bastante para fazer a pessoa desistir de aproveitar as atrações gratuitas, já que haviam apresentações em SESCs e outros locais ditos como "mais seguros".

Enfim, se não foi na edição deste ano, espero que possa desfrutar na próxima, mas o que eu desejo mesmo é que possamos ir a qualquer lugar sem nos preocuparmos com assaltos e tanta violência.

2 comentários:

  1. Eu (Sandro Ricardo) passei a noite de sabado no Sesc Belenzinho com minha namorada e foi muito bom. Assistimos exposições fotográficas, peças de teatro e alguns musicais, tudo muito seguro e com pessoas que aparentemente apresentavam um nivel de interesse muito grande pela coisa. A caralha fica no caralho do centro!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu caro, essa primeira foto, foi eu quem tirou, legal ver publicada aqui, em seu blog, o evento na opinião foi muito bom, marca de SP.

    Abraços!!
    Fernando Spacassassi

    ResponderExcluir