domingo, 26 de junho de 2011

Efeito borboleta

 Vocês já ouviram falar em Efeito borboleta? Veja bem, não estou falando do filme. Apesar de o filme ter se baseado na teoria que irei falar um pouco para vocês.
Efeito borboleta é um termo de condições iniciais da Teoria do Caos, qualquer aluno de ciências exatas já ouviu falar disso, infelizmente alunos de comunicação estão um pouco distante de tal. A Teoria do caos se aplica a todas as áreas do conhecimento. Enfim, segundo a cultura popular, um simples bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia causar um tufão na Índia (exemplo), isto resumiria o Efeito borboleta. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Eduard Lorenz, o exemplo mostrado é SIMBÓLICO.
Quando movimentos caóticos são analisados por gráficos passam de aleatórios para padronizados, assim após marcações o gráfico fica com o formato de uma borboleta.

 Veja figura abaixo:

 
Tudo comprovado matematicamente, na época que foi divulgado repercutiu muito tal descoberta.
“Talvez as coisas não aconteçam aleatoriamente, todos os indivíduos do universo interligados entre si. Uma coisa liga a outra e vice-versa”
Quando assisti ao filme, achei sensacional, porém não tinha a mínima noção de onde o roteirista tirou aquela ideia fantástica. Ainda assim o filme foge muito da teoria.


#FIKDIK (Efeito borboleta – 2004)

Obs: Teoria aplicada para entender sistemas complexos e dinâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário