Normalmente sou contra a pena de morte. Muitas vezes me posiciono como aqueles militantes dos direitos humanos. Mas sei que se a sociedade fosse do jeitinho que eles sonham, viveríamos numa realidade ainda pior. Temas como pena de morte são sempre muito polêmicos, mas desta vez irei me posicionar defendendo-a em certo ponto. Sei que muita gente não vai gostar de ler o que vou escrever, mas não estou ligando para isso.
Em alguns casos eu seria a favor a pena de morte. Por exemplo, este caso banal onde torcedores do Atlético Mineiro agrediram um jovem cruzeirense até a morte. Eu gosto de futebol, e torço por um clube que tem grandes torcidas organizadas, que inclusive já brigaram entre si, ridículo. Mas a que ponto chegamos? Pessoas se matam simplesmente por que o outro torce por um clube diferente. Neste caso que citei, as imagens provam quem são as pessoas que assassinaram o rapaz a sangue frio, sem nenhum motivo evidente, além de ser torcedor do clube rival. Os torcedores, ou melhor, assassinos confessaram o crime e se entregaram para a polícia.
Não acho que tempo nenhum na cadeia fará um cidadão como estes sair melhor. Até por que sabemos que depois de muito tempo preso o rapaz sai de lá ainda pior. Infelizmente nosso sistema carcerário não funciona.
Eu como cristão, sempre defendi que ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém, mas cai em contradição em minha própria reflexão sobre o nível que o ser humano pode chegar. Certa vez, discutindo com um amigo, que por acaso é a favor da pena de morte, ele me apontou vários argumentos defendendo seu ponto de vista. Um deles é que um presidiário custa muito para o governo. Nós não temos mais onde prender ninguém, precisamos de novos presídios. Enquanto este dinheiro podia estar sendo aplicado em educação e saúde, estamos gastando tentando manter estas pessoas criminosas em um sistema que não funciona. Sem contar que no presídio o pai de família que roubou um pão para alimentar o filho acaba convivendo com assassinos como tais.
Estes dias, assisti em um programa de televisão uma matéria interessantíssima sobre o regime semi-aberto, onde os detentos deveriam estar trabalhando no período diurno, mas na verdade estavam passeando pela praia e cometendo outros crimes. Caramba, então quem vive em sistema semi-aberto sou eu! Eu que trabalho oito horas diárias, estudo e volto para casa para dormir. Enquanto estou me matando, eles estão desfrutando de praias, bebidas, mulheres, festas e cometendo crimes. Não tem alguma coisa fora do lugar nessa história toda?
Voltando para a questão da pena de morte. Sou contra a pena em casos que não são comprovados, e acabam matando pessoas inocentes, ou por crimes que não deveriam ser tratados de tal forma. Mas em casos como o já citado, eu seria a favor. Quer ver um exemplo de crime hediondo, mas que eu seria contra a pena por enquanto: o caso do goleiro Bruno. Ainda não há provas concretas sobre o assassinato, mas se houvesse ele deveria pagar por tamanha crueldade, sem colocar no julgamento o fato dele ser uma pessoa pública. Por que aqui neste país é assim que as coisas funcionam, se você tem dinheiro ou qualquer influência, você pode jogar pessoas de janelas, queimar índios, desviar dinheiro público, matar repórteres que tenham informações sobre políticos corruptos e tantos outros crimes que nada acontece, mas se é um pobre qualquer e roubar um pão na padaria... aí se prepare. Pode ter certeza que vai passar uns 6 anos com uma galera gente boa na cadeia.
Está tudo bagunçado viu... tudo fora do lugar!
Obs: Declaro que as opiniões expressas neste texto são minhas, e não necessariamente de toda equipe da Agência Geração Y.
Obs: Declaro que as opiniões expressas neste texto são minhas, e não necessariamente de toda equipe da Agência Geração Y.
Obs: Os desenhos foram pegos na internet, individualmente, e a ideia e os balões foram criados por mim.
Boa mulek! concordo com tdo em genero, numero e grau! o primeiro passo para termos um sistema q realment funcione seria fiscalizar e aplicar penas com + rigor. A nossa justiça é mto frágil em certos pontos e tbm mto burocrática, processos entopem os tribunais e demoram anos para serem encerrados não só por conta da fila + tbm por causa da opção de recorrer da setença até 6 vezes, isso torna a justiça lenta d+. Em certos casos onde fica claro q o réu é realmente culpado não tem necessidade de ficar arrastando e arrastando o processo. A pena de morte é uma alternativa para + deve-se investir + em penas alternativas para presos por crimes leves, como por exemplo trabalhos comunitários, põe um cara q pichou um prédio pra pintar o muro de uma escola de branco pra vc ver se dpois ele num vai pensar 2 vezes antes de fazer akilo dinovo. O sistema é errado sim, julga mal e pune pior ainda.
ResponderExcluir