domingo, 13 de junho de 2010

Importância social da Copa do Mundo

Começou mais uma Copa do Mundo, amantes do futebol ou não, temos que admitir que esse é um dos maiores eventos do mundo. Nessa Copa ainda temos mais um motivo a comemorar, que é justamente o local onde o evento está sendo realizado, continente africano. Não vamos fechar os olhos para os problemas que ainda rondam o continente, é sempre importante algo para voltar os olhos do mundo para tais problemas, priorizando mudanças e oportunidades. Essa copa foi chamada por muitos de a “Copa da Esperança”. Novos caminhos para a infância negra que cresce descalça nas favelas sul-africanas em meio à criminalidade e à epidemia de HIV que, apenas no país da Copa, faz 360 mil vítimas fatais anuais. Unindo educação, saúde e futebol, a ideia da FIFA é deixar na África 20 centros sociais, nos principais bolsões de pobreza, sinalizando um novo futuro para essas crianças.
Esse momento de alegria contagia todo o mundo, aqui no Brasil podemos ver as crianças arrecadando dinheiro com os vizinhos e se unindo para pintar as guias com as cores verde e amarela, pendurando fitinhas ou bandeirinhas e fazendo desenhos no asfalto.
Só não podemos deixar que esse espírito de união e até mesmo de solidariedade acabe junto com a Copa, afinal, esses valores não podem aparecer e sumir de 4 em 4 anos.


E os jogos?
Até hoje os jogos não me agradaram muito, os Bafana-Bafana infelizmente não saíram do empate contra a seleção mexicana. Os hermanos não mostraram todo futebol que estão prometendo (tomara que nem mostrem). A Inglaterra passou em branco. Mas quem mostrou jogo foi a Alemanha, deu um show para cima da Austrália, 4x0. Cuidado com os alemães, são um dos favoritos ao título. Vamos aguardar a estreia das também favoritas seleções italiana, espanhola e claro, brasileira.

3 comentários:

  1. Não podemos deixar de nos questionar como vai ser quando a copa foi aqui no Brasil, a geração de renda e profissionalização da população. Eu não curto muito futebol, mais sem sombra de dúvida gera muita renda para o pais em questão, e a intenção, ao que me parece agora é que os paises cediados pela copa tem como missão a evolução...

    ResponderExcluir
  2. Justamente, aproveitar que o mundo está dando atenção para tal país e saber tirar proveito (positivamente) disso!

    ResponderExcluir
  3. Falando em Copa do mundo, FIKDIK:

    PC Siqueira: Copa do Mundo - 10 milhões e FAQ

    http://www.youtube.com/watch?v=MQnvyCw1bSk&feature=channel

    ResponderExcluir