terça-feira, 9 de agosto de 2011

Momentos, fotos e pensamentos

Você já reparou como nosso olhar muda de acordo com o tempo ou de acordo com as coisas que estamos vivendo? Pois é, a cada fase da vida podemos fazer fotografias diferentes. Uma cena triste pode nos servir de motivação em um bom momento da vida, já em um momento ruim pode nos deixar ainda mais pra baixo. Quando estamos apaixonadas passamos a ver as flores mais coloridas e as penas dos pássaros parecem mais belas, mas quando o relacionamento não esta bem as folhas das árvores parecem que apenas sujam as calçadas. Essa paixão pode ser transmitida em um click, aflorando nossa visão para os cenários que passamos no dia a dia. Sempre há algo que altera o modo como vemos as coisas, até mesmo as tendências musicais, as roupas que você passa a usar, as comidas que você passa a degustar, os ambientes que você passa a visitar, enfim, tudo pode influenciar em uma boa foto.

Agora vamos parar pra pensar: O que um homem vê em uma guerra? Imagine uma praia linda e calma, o que um morador vê ali todos os dias? Agora pense em uma cidade, agitada, porém que guarda muitas belezas, o que pode-se ver ali? Agora pense: Como você poderia representar cada um desses três cenários em uma única imagem? Ou ainda melhor, como você pode fazer para congelar aqueles momentos ditos “inesquecíveis”?

Um turbilhão de fotos passaram por mim esses dias. Fotos guardadas na mente das fases da lua, fotos antigas da família, fotos da natureza, fotos tiradas por amigos profissionais, ou quase. Descobri que tenho pessoas próximas que são extremamente talentosas com essa arte, descobri inclusive que nesse semestre aprenderei um pouco sobre o assunto em uma matéria chamada Jornalismo Visual.

Sempre gostei de fotografias, e sempre me passam muitas coisas na mente quando estou fotografando ou vendo fotografias. Essa mesmo, ao lado, tirei em meio à um evento, com direito a banda, barracas de doces e salgados, crianças e etc, mas a cachorrinha que estava no canto, sozinha, me tocou, e me fez pensar: “O que a fotografia representa para o fotógrafo e o que cada um pensa quando esta fotografando?”

*Na foto ao lado usei uma Canon PowerShot Pro1

Juliette Vecchi

Para mim a fotografia é uma forma artística de passar uma mensagem, tem pretensão de “tocar” o expectador, com um aspecto a mais, pois retrata a realidade, tem na imagem a sua força e o seu entendimento.
Registros fotográficos, jornalísticos ou artísticos, servem para uma mesma função, ilustrar o que queremos dizer com uma imagem.
Sinto-me muito bem e feliz quando estou fotografando. Encaro a fotografia como algo que vai além de um trabalho, é algo que realmente gosto, então isso me da prazer. É como se a minha alma ficasse impressa nas minhas fotos. O que meu olho capta e a câmera registra, são retratos inconscientes de mim. Aquela sensação gostosa de conseguir uma bela imagem, o desafio, a dificuldade que muita vezes não é vista e nem reconhecida por quem observa a obra pronta, mas que é entendida por todos os companheiros de profissão. A vida estampada em um plano de parede, para sempre, intocável, imutável; ainda me surpreende e me emociona, coloca um brilho em meus olhos e um sorriso diferente no meu rosto.

*Foto tirada com uma Canon Rebel XT (digital; objetiva 18-55mm)


Euclides Pereira

Eu gosto de fotografia como arte, gosto de sair tirando fotos, mas se não me sinto inspirado pra focar e “bater a foto”, deixo a criança (maquina, flash, acessórios) em casa.
Claro que em nossos momentos durante os dias acontecem várias cenas que merecem ser fotografadas, eu tenho preferência em fotos de cachorros, flores e plantas, insetos, pássaros. Também gosto muito de fotos noturnas em que os carros e onibus ou o que estiver passando viram riscos de luz.
[A foto ao lado] foi tirada em julho de 89, na cidade de Terra Rica - PR, nas margens do Rio Paranapanema, as silhuetas são do meu sogro e da minha filha.

*Foto tirada com uma Yashica ME 1, 35mm


Samantha Henzel

A fotografia é uma das ferramentas que escolhi para contar histórias através das imagens. É, em minha opinião, o método mais fiel de se captar o sentimento.
Quando estou fotografando, eu não percebo o tempo passar, muito menos vejo os obstáculos entre mim e minha pauta: meu foco? Conseguir a imagem!
E obstáculos são um tanto frequentes, uma vez que escolhi como segmento fotográfico, a natureza, ficamos totalmente a mercê dela: dependemos do tempo, do clima, da boa vontade e principalmente da disponibilidade quando temos a fauna como pauta.
Natureza é um dos segmentos que mais requer treinamento e equipamentos variados, se for subaquática, aí pode dobrar esse volume.

*Foto tirada com uma Canon XSi, com lentes 18-55mm. Macro e flash externo Espeedlite 430EXII.

Um comentário:

  1. O que era impressão, com o tempo, se tornou certeza. VOCÊ É, DE FATO, UM NOBRE SER HUMANO! "O nosso olhar muda de acordo com o tempo..." só não sei o que faltará para alem dessa nobreza.

    ResponderExcluir