quinta-feira, 26 de maio de 2011

Censura na Internet


Muito se fala na restrição de uso da internet em países como Cuba e China, mas muitos outras países sofrem com esse tipo de censura. No Irã, por exemplo, o sujeito que postar qualquer crítica feita ao governo, figura religiosa ou política corre o risco de ser preso. Para fazer esse rastreamento há diversas formas, uma delas é a exigência feita ao dono de qualquer blog para que seja feito um cadastro de sua página no Ministério de Arte e Cultura, assim, o governo consegue filtrar qualquer informação. Os próprios provedores de internet locais usam certas palavras chaves para não permitir que alguém poste alguma ofensa ao governo.

Segundo o site do Comitê de Proteção aos Jornalistas, “em outubro, o blogueiro Hossein Ronaghi Maleki foi sentenciado a 15 anos de prisão por supostamente desenvolver um programa contra a filtragem na Internet, e capacitar online outros blogueiros iranianos”.

O site ainda faz um levantamento dos 10 países que sofrem com a censura na internet. O ranking conta com a líder em censuras, Coréia do Norte, seguida por Birmânia, Cuba, Arábia Saudita, Irã, China, Síria, Tunísia, Vietnã e em décimo lugar, Turquemenistão.

Todos esses países têm algo em comum: o atraso da população em relação ao uso da comunicação e uso de redes sociais. E o que o sistema desses países fazem? Continuam desejando que as coisas não mudem, pois assim, ninguém pode causar-lhes nenhuma ameaça e podem continuar a reinar em seus impérios.

3 comentários:

  1. Parabéns. Matéria de primeira. Quem dera eu tivesse dado uma espiadinha por aqui antes de escrever sobre isso para minha atividade on-line.

    Valeu Geração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado você por sempre visitar nosso blog.

    Valeu Alex!!!

    ResponderExcluir
  3. A Materia esta otima, quem escreveu e melhor aindaa *--*

    ResponderExcluir