Existem quatro possíveis momentos de deficiência:
- Congênita;
- Adquirida;
- Transitória;
- Mobilidade reduzida ou progressiva.
Quando falamos de deficiências físicas estamos nos referindo à amputação, má função ou não função de membros / parte do corpo, ostomia, paralisia cerebral ou nanismo.
Em especial, deficientes físicos e cadeirantes:
1 – Programe antes o acesso, sempre (rota acessível de 0.80 x 1.20m) sem tapetes, mesas de centro;
2 – Verifique rampas (até de madeira) garantindo acessibilidade. Se requisitado ajude e inverta a cadeira (segurança);
3 – Nos banheiros verifique largura de portas (vaso sanitários elevados com barra de apoio lateral, espelho, pia, sabão, toalha e papel acessíveis);
4 – Cama com altura de 0.46cm a 0.52cm. Colchão não muito macio (apoio para se vestir);
5 – Acesso a alimentos, água e telefone – 0.40cm a 1.20m de altura;
6 – Ao conversar, se o tempo for longo sente-se junto ao deficiente melhorando assim sua postura para contato visual;
7 – Nossas mesas deveriam ser ajustáveis (em altura) para poderem acolher as rodas da cadeira;
8 – Esportes possíveis: vôlei sentado, basquete, remo;
9 – No caso de tetraplégicos é necessário reservar lugar para seu acompanhante na mesa a seu lado. As perguntas devem ser feitas à pessoa com deficiência (qual o tipo de alimento preferido, por exemplo);
10 – Extremo cuidado com mergulho em água rasa.
Força Lica, nós te amamos!
ResponderExcluirAgora sério, nós brincamos com a Lica mas esse realmente é um assunto muito sério. Podemos ver como é difícil o acesso de cadeirantes, enfrentamos vários problemas para a Lica frequentar as aulas.