Quando eu era criança lia com muita frequência os quadrinho do Zé Carioca, hoje estou um pouco distante deles. Imaginava que pelo comportamento do próprio em suas histórias ele era totalmente feito por Brasileiros, pois não reparava ou sabia distinguir o logo da Disney.
Zé Carioca teria sido criado pelo próprio Walt Disney dentro do Copacabana Palace Hotel (Wikipedia).
Outro fato que deve ser levado em consideração, é a visão que as pessoas tem do Brasileiro. tirando como base a personalidade do Zé Carioca, preguiçoso, mulherengo e malandro que só. (Mas isso não deve ser levado em conta quando falamos do talento do artista).
O pessoal da Disney se encantou tanto com o jeito brasileiro de ser, pelo grande repertório de piadas de papagaios e resolveram fazer esse ilustre símbolo nacional.
APÓS OS ANOS 90
Após a crise no final dos anos 90 nos quadrinhos, principalmente no Setor infantil. A Editora Abril foi obrigada a fechar vínculo com a Disney, demitindo vários artistas consagrados.
Gostaria de compartilhar o vídeo que assisti na aula (Aquarela do Brasil), segue abaixo:
Uma coisa que realmente me chama atenção nesse vídeo é o calor que o povo brasileiro tem, por exemplo quando o Zé Carioca dá um abraço do Pato Donald, nenhum outro povo no mundo tem isso.
Nunca devemos perder esse aspecto. Um viva para nossa cultura!
Uma coisa que realmente me chama atenção nesse vídeo é o calor que o povo brasileiro tem, por exemplo quando o Zé Carioca dá um abraço do Pato Donald, nenhum outro povo no mundo tem isso.
Nunca devemos perder esse aspecto. Um viva para nossa cultura!
Esses dias mesmo estava conversando sobre como os personagens brasileiros são retratados em outros países. No Street Fighter mesmo, "nós somos" um bicho verde que da choque e o nosso cenário na luta é no meio da floresta em uma comunidade anfíbio, enquanto Ryu e Ken são os galãs que usam quimono e dão os melhores golpes. Apesar de o brasileiro sempre ser retratado por lados negativos, eu gosto do Zé Carioca, apesar da malandragem do personagem, ele retrata bem o brasileiro por sua alegria. O Gustavo foi muito feliz ao escrever o texto e conseguiu passar a ideia que penso sobre o personagem.
ResponderExcluirE esse vídeo? Sensacional! O artista que criou foi muito bom e muito criativo. O cara conseguiu ver vários tucanos a partir de uma penca de banana.
O Pato Donald ficou bebasso no Brasil (olha o preconceito aí ein) mas o conjunto da obra é muito bacana.
Parabéns Gu pelo post.
Tenho a impressão de já ter visto um longa metragem com eles dois nesse mesmo estilo quando eu era criança. Lembro que passava de tempos em tempos no Cinema em Casa do SBT. Onde será que encontro esse longa?
ResponderExcluirEu também já tive essa impressão. Realmente vou pesquisar e se souber eu posto no twitter.
ResponderExcluirSim, já passou no SBT mesmo esse longa... Muito boom! Pois, se refere ao Brasil, muito quanto à nossa cultura se me lembro bem.
ResponderExcluir