Época de eleições, as pessoas estão estudando seus candidatos, propostas, partidos... certo? Não! Assim deveria ser, mas essa não é uma realidade no país. Infelizmente muitas pessoas votam para cumprir essa obrigação. Se votar fosse apenas um direito, e não um dever, os eleitores seriam pessoas que pensam antes de votar, e não elegem um candidato por que recebeu um santinho na rua ou por que passou um carro fazendo propaganda.
Provavelmente algumas pessoas continuariam a votar por uma questão cultural, mas muitas que não se interessam nem um pouco por política e votam apenas por votar não elegeriam qualquer candidato, que por muitas vezes vem a ser um candidato personagem. Um ótimo exemplo disso é o candidato Francisco Everardo Oliveira Silva, vulgo Tirirca, apontado como líder nas pesquisas do IBOPE para deputado federal.
Deveríamos votar por prazer, e eu não estou fazendo campanha da Cameron Brasil, estou falando em votar por que você quer realmente mudar alguma coisa no país.
Não sou a pessoa mais indicada para dar conselhos políticos, mas segue algumas coisas que acredito ser indispensável antes de escolher em quem votar:
1º Não votar nos candidatos personagens, ao menos que você realmente acredite nele como político. Um bom jogador de futebol, cantor, comediante, ou seja lá o que for, não necessariamente será um bom político. Saiba separar as coisas.
2º Não vote em legenda. Eu sou contra colocar as pessoas de um mesmo partido para ocupar todas os cargos. A não ser que você tenha analisado cada candidato e cada cargo e realmente tenha acontecido de serem todos do mesmo partido, coisa que dificilmente acontece.
3º Analise ao menos as propostas base. Saiba o que seu candidato defende ao menos como prioridade.
4º Se o candidato já é conhecido, pela política, por já ter ocupado algum cargo, procure saber o que ele já fez.
Quatro critérios é o mínimo que nós devemos ter antes de votar em alguém. Não adianta eu colocar aqui dez mandamentos para votar por que ninguém vai fazer e nem ler meu texto, mas um critério básico nós devemos ter.
A frase é clichê, mas é a que melhor se encaixa nesse momento: Vote consciente! E Viva ao Voto Livre!
Boa Rafa! Parabéns texto com um ótimo argumento. Guhh
ResponderExcluirParabéns Rafa!! acho q votar em personagens e em famosos q entram na politica só pela grana é coisa de quem não tem consciência nenhuma do valor do seu voto e para alguns é tbm uma forma de protesto!!
ResponderExcluirMas não acho que essa seja uma boa forma de protestar.
ResponderExcluir