quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nassif: jornalismo impresso vai acabar

Esses dias estávamos discutindo se o meio impresso iria acabar ou não. A discussão iniciada em sala de aula tornou-se um trabalho e também fizemos um post sobre o assunto (http://agenciageracaoy.blogspot.com/2010/08/midia-impressa-x-midia-virtual.html).

Navegando na internet, encontrei uma matéria que me deixou inquieto, e apesar de não concordar com o ponto de vista do jornalista Luis Nassif, resolvi publicar a matéria produzida pela AdNews (http://www.adnews.com.br/internet/108069.html).

Para Nassif o jornalismo impresso tem os dias contados. E ele vai além, assina inclusive a sentença de morte dos livros. O jornalista ainda afirma que os blogs tem maior credibilidade do que os jornais impressos.

Discordo do posicionamento do jornalista, mas achei interessante expressar no blog Geração Y um ponto de vista diferente.

Segue a matéria:

Nassif: jornalismo impresso vai acabar

31/08/2010

O jornalista Luis Nassif participou do ‘Papo na Redação’, do Comunique-se, e disse que o jornalismo brasileiro perdeu a noção do que faz. A categoria acaba de ser sacudida pela migração completa do Jornal do Brasil para a internet e, para ele, isso é só o começo: “vai acabar. A questão é: quando?”

O chat aconteceu nesta terça-feira (31) sob mediação do presidente do Comunique-se, Rodrigo Azevedo, com mais de 60 internautas. No evento, Nassif disse que o fim do impresso está próximo, e os livros também têm dias contados, na sua opinião. “Não tem como concorrer”, afirmou. Ele disse que acredita mais nos jornais que vão nascer agora, nos online, do que nos outros, “porque a imprensa não está preparada para as mudanças”. Segundo ele, “para trabalhar nessa era digital, eles [os jornais] têm que aceitar as críticas dos leitores, mas eles não conseguem. É o ego”.

Para o jornalista, os grandes veículos não sabem mais fazer jornalismo. “O problema dos jornais brasileiros é que eles perderam a noção de jornalismo. Quando você pega Folha, Veja e O Globo, você não tem jornalismo. O que mais segue as regras do jornalismo é o Estadão, apesar de dar umas escorregadas”, declarou.

Nassif acredita que os blogs vão roubar a cena em breve. “As pessoas leem as notícias e vão nos blogs para ver se é verdade. Confirmam com seus blogueiros de referência”, disse, e completou: “um dia, alguns blogs vão virar jornais online. Hoje você tem blogs que têm o mesmo peso que os jornais. Existe um público órfão dos jornais”.

As informações são de Izabela Vasconcelos, do Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário